Acerca de mim

Nome: Hugo Leite
Cidade: Ílhavo
País: Portugal
Telem.: (+351)968036416
E-mail: info@hugoleite.com
Website: www.hugoleite.com

Breve descrição

Pesquisar, seleccionar e reproduzir música para entretenimento de uma audiência é a minha profissão.

Encontrei na música e no áudio profissional uma paixão… e adoro partilha-la com os outros.

Vive a música! Sê feliz!

Serviços

Deejaying49%
49 Complete

Sound Design24%
24 Complete

Live Sound8%
8 Complete

Studio Mixing19%
19 Complete

Estudos e Desporto

Hugo leite nasceu em Coimbra em 1980.

É DJ de ritmos latinos em Portugal, apesar de o interesse pela música ter nascido tarde. A atividade desportiva desempenhou um papel de grande relevo até ao final da adolescência. Aulas normais de natação ganharam dimensão para além da simples aprendizagem conduzindo-o a um rumo de competição.

Integrado na secção de natação da Associação Académica de Coimbra, cresceu como atleta alcançando boas prestações a nível regional e nacional. A sua progressão valeu-lhe uma chamada à seleção nacional.

Aquando do ingresso no ensino superior, no curso de Psicologia da Universidade de Coimbra, abandonada a competição é que começou a dispor de tempo para algumas atividades sociais e o interesse pela música ganhou força.

Primeiras Músicas

Foi nessa altura, finais da década de 90, que deu os primeiros passos como DJ ao som da música electrónica. Do mesmo modo, foi também nesse momento que tem o primeiro contacto com as ferramentas digitais de produção.

Entretanto a frequência da escola de dança Sabor Latino fez nascer em si a paixão pelos ritmos populares latino-americanos com os quais tivera contactos apenas esporádicos. A dança despertou a música.

Rapidamente fez a transição para o mundo da salsa e em Março de 2002 aceitou o convite de Graça Pinto para fazer uma sessão, sem compromisso, no recém-inaugurado bar El Sonero no Porto. Em teoria seria para colocar apenas um pouco de música mas a tarefa prolongou-se. A experiência foi muito inebriante e novas datas surgiram.

Este foi o momento em que assumiu esta ocupação a tempo inteiro.

Profissão DJ e Novos Estudos

A oportunidade de trabalhar regularmente como DJ residente num clube de dança permitiu fazer a adaptação das técnicas já aprendidas no meio electrónico ao complexo universo dos ritmos afro-caribenhos.

O interesse contínuo em aprender levou-o a completar estudos nas áreas técnicas do áudio pela Escola de Música Riff em Aveiro e pela Associação Portuguesa dos Técnicos de Som Profissional, certificada pela secção portuguesa da Audio Engineering Society.

Se a estes factos juntarmos a vontade de fazer cada vez melhor em cada sessão, encontramos a justificação para o seu bom nível de competências técnicas, seleção musical e gestão da pista de dança.

Residência e Novos Rumos

Uma nova etapa se delineou em agosto de 2006 com o convite de Paula Loureiro e Ricardo Sousa para abraçar um novo projeto: o Muxima Bar.

A explosão de novos caminhos e ideias musicais foi muito intensa. Durante a primeira versão desse espaço viveram-se autênticos momentos mágicos.

Sessões semanais de DJ nos mais prestigiados clubes e festas de Portugal, tertúlias, debates, propostas conceptuais como Salsa Night e Salsa Lounge a par com as iniciativas de formação na área de DJ e de produção áudio formam a base do amplo reconhecimento do seu trabalho, da sua identidade musical e da sua importância para a divulgação da música e da cultura dos povos caribenhos.

Reconhecimento

Esse reconhecimento permitiu-lhe partilhar a cabine com algumas das maiores referências de DJ não só em Portugal mas também em Espanha, França e Suíça e valeu-lhe vários prémios.

Em 2010 foi distinguido, pela terceira vez, com o prémio Melhor DJ de Salsa de Portugal, atribuído por votação do Dance Top Awards. Mantém desde então parceria com o DJ Pablo Bat numa sinergia que produz eventos e conteúdos artísticos sob a marca BatLei.